terça-feira, 24 de fevereiro de 2015


Isto somos nós e todos juntos fazemos a diferença!


Não é segredo para ninguém, vivemos tempos desafiantes. Num mundo em que palavra de ordem é “crise”, somos obrigados a ultrapassar obstáculos, obstáculos esses que são, muitas vezes, maiores do que as nossas próprias pernas. Diariamente, tentamos saltar mais alto que estes muros, tentamos que o salto seja muito alto e eficaz. Tentamos ultrapassar barreiras e fazermo-nos tão grandes como aquilo que nos detém. Diariamente, somos forçados olhar para dentro de nós, para nossos valores, fundamentos e crenças, as nossas casas, famílias e amigos, para aquilo que fazemos e aquilo que sonhamos fazer. Diariamente, sonhamos alto.
Foi assim que nasceu o Mercado dos Santos. Este é um projecto de cariz voluntário que se originou desta vontade simples e genuína de ajudar quem mais necessita. Juntos, realizamos eventos para angariar fundos e onde exercemos este mesmo sonho de auxiliar e dar a mão àqueles que vivem próximos de nós e que tanto precisam.
Assumimos o nome de Mercado, porque é assim que nos apresentamos ao público, três vezes por ano: em Fevereiro, na nossa Edição de Amor, em Julho, na edição de Verão e em Dezembro, na edição de Natal. Nestes eventos, angaria-se algum dinheiro para as causas que apoiamos, tanto no aluguer de espaços para bancas, como na venda das peças doadas à banca solidária. Ao mesmo tempo, recolhemos roupa, alimentos ou brinquedos que são posteriormente distribuídos pelas famílias que ajudamos. Para além disso, temos também um lugar focado na doação de sangue ou de medula, pois ligamo-nos a casos de pessoas que, ao invés de precisarem de ajuda monetária, necessitam de um dador compatível. Desta forma, todos os eventos que realizamos são diferentes uns dos outros, pois dependem das causas que a e dos espaços que nos cedem.
No entanto, esta é uma equipa que desenvolve o seu trabalho todos os dias, para que consigamos chegar a todos aqueles que nos solicitam ajuda. Assim, muitas são as famílias e associações que são ajudadas ao longo do ano, através de apoio financeiro, entrega de alimentos e roupa.
Em Julho do ano passado, o IPP Solidário recebeu 950 euros, comida e roupa para prestar apoio a alunos carenciados.
A Associação Cor é Vida recebeu brinquedos para distribuir no Natal aos meninos internados no Hospital São João.
Da mesma forma, o Mercado conseguiu aquecer o coração de 14 familias com a entrega de cabazes alimentares. Vários meninos foram vestidos a rigor e tiveram a oportunidade de viver a noite de Natal em família, sendo recebidos em casa de muitos amigos do Mercado.
Como podem reparar, muitas são as conquistas que fazemos diariamente, porque ousamos sonhar. Porém, sabemos que o Mercado não sobrevive sem a ajuda de todos.
A tão malfadada crise forçou-nos a viver assim, na ponta dos pés. Somos forçados a reinventarmo-nos a cada palavra, a descobrir novos caminhos, a encontrar outras forças, a fundamentarmo-nos noutra coragem de viver. Acima de tudo, todos os dias somos incitados a começar de novo, de cara lavada e de razões reforçadas.
Ainda assim, dizemos que estes são tempos desafiantes, porque preferimos vê-los como mais um salto que temos de dar. E sabemos que, convosco, iremos ter o arrojo necessário para pularmos. Sem rede.
 
Muito obrigada,
Mercado dos Santos

1 comentário: